Life Cycle Initiative lança projeto piloto sobre ACV Social
A Avaliação do Ciclo de Vida Social (ACV-S) é uma metodologia desenvolvida para avaliar os impactos sociais negativos e positivos dos produtos e serviços, ao longo do seu ciclo de vida (Joergensen et al., 2007).
As diretrizes para ACV-S foram publicadas pela primeira vez em 2009 como um projeto da UNEP/SETAC Life Cycle Initiative (hoje UNEP/SETAC, 2009; Benoît et al., 2011). Nos últimos 10 anos, foram realizados muitos desenvolvimentos e numerosas implementações, definindo com mais detalhes a metodologia, os seus indicadores e métodos de avaliação de impacto. Após esses dez anos, tornou-se necessária a revisão da versão atual das Diretrizes.
Esta jornada começou com a chamada de interesse em estudos de caso das diretrizes em abril de 2019, enquanto os projetos-piloto começaram em novembro de 2019. Apesar da pandemia, todos os nove pilotos foram concluídos com sucesso e revisados até dezembro de 2021. Este último aplica a ACV-S a produtos, serviços, e organizações e mostra os benefícios e desafios que sua implementação acarreta, bem como recomendações para superá-los. Os projetos-piloto são muito diversificados: as Diretrizes do PNUMA foram aplicadas a diferentes setores (automotivo, metal, alimentos, cosméticos, embalagens plásticas), em diferentes empresas, desde multinacionais a associações setoriais, e em 5 continentes (Alemanha, Itália, Indonésia, Índia , EUA, Gana, Equador).
As publicações podem ser conferidas nos links abaixo:
- Projetos piloto sobre Diretrizes para a AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA SOCIAL DE PRODUTOS E ORGANIZAÇÕES 2022
- Diretrizes para AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA SOCIAL DE PRODUTOS E ORGANIZAÇÕES 2020
- Fichas Metodológicas para SUBCATEGORIAS DE AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA SOCIAL (S-LCA) 2021
para mais informações acesse:
►
Por Eula Jurca
Florianópolis, 06/07/2022.