Economia Circular e conceitos correlatos - Definições utilizadas pelo CICLOG

A Economia Circular é uma temática que tem se desenvolvimento exponencialmente nos últimos anos. A transição do modelo econômico linear atual para um modelo mais circular é um tópico proeminente na literatura acadêmica, governança pública e domínio corporativo (Lindgreen et al., 2020).

Devido à crescente atenção dada ao tema, os pesquisadores do CICLOG, que atuam principalmente no desenvolvimento científico e metodológico relacionado à Avaliação do Ciclo de Vida e Economia Circular, apresentam aqui as definições-base utilizadas pelo grupo em seus projetos de pesquisa. Tais diretrizes foram estabelecidas e empregadas pelos cientistas em dissertações de mestrado (Dantas, 2020), teses de doutorado (de Souza Junior, 2021), artigos de revisões de literatura (Dantas et al., 2021; de Oliveira et al., 2021), e estudos de caso (de Souza Junior et al., 2020).

Abaixo são apresentadas as fontes e definições de Economia Circular, Indicadores, Circularidade, e Indicadores de Circularidade utilizadas pelo grupo de pesquisa.

 

ECONOMIA CIRCULAR

A economia circular consiste na produção de bens e serviços de forma mais sustentável, limitando o consumo e o desperdício de recursos e a produção de resíduos. Trata-se de passar de uma sociedade do tudo descartável (economia linear) para um modelo econômico mais circular

Fonte: Adaptado do Ministério da Transição Ecológica da França, 2020. 

 

INDICADORES

Indicadores são ferramentas analíticas aplicadas para a simplificação de informações. Os principais objetivos do uso de indicadores estão relacionados ao rastreamento, monitoramento e medição do progresso e do desempenho de sistemas ou processos específicos. Ressalta-se que essas ferramentas podem auxiliar na compreensão de fenômenos complexos por meio de avaliações quantitativas e qualitativas.

Fonte: Adaptado de Saidani et al. (2019).

 

CIRCULARIDADE

Circularidade é o alinhamento de um material ou fluxo de energia, produto, processo ou sistema a um conjunto de estratégias ligadas às Economia Circular (reciclagem, reuso, compostagem, uso de energia renovável, etc.) que atendam aos objetivos gerais de Economia Circular.

Fonte: de Oliveira et al. (2021).

 

INDICADORES DE CIRCULARIDADE

Indicadores de circularidade são ferramentas analíticas que medem o grau de associação de um sistema (ou parte de um) às práticas e estratégias aplicadas para o desenvolvimento de uma Economia Circular. Nesse sentido, maior uma circularidade significa que um item ou sistema específico está mais perto de atingir as metas gerais da Economia Circular.

Fonte: de Oliveira et al. (2021).

 

Devido ao constante desenvolvimento científico da área de atuação do CICLOG, essas diretrizes podem ser alteradas de acordo com as inovações e avanços do tema.

 

Caso esse tópico tenha despertado seu interesse, confira as publicações do nosso grupo de pesquisa na aba “Publicações”.

 

Os membros do CICLOG se mantêm à disposição caso hajam dúvidas ou comentários sobre as definições apresentadas, ou qualquer tema correlato à Avaliação do Ciclo de Vida, Economia Circular, ou Gestão Ambiental em Organizações.

 

 

Referências

Dantas, T.E.T. Convergências metodológicas entre avaliação do ciclo de vida e análise emergética: Estudo de caso em um sistema de reciclagem de poliestireno expandido. Dissertação (mestrado) Universidade Federal de Santa Catarina. 2020.

 

Dantas, T.E.T., de-Souza, E.D., Destro, I.R., Hammes, G., Rodriguez, C.M.T., Soares, S.R., 2021. How the combination of Circular Economy and Industry 4.0 can contribute towards achieving the Sustainable Development Goals. Sustainable Production and Consumption 26, 213–227. https://doi.org/10.1016/j.spc.2020.10.005

 

de Oliveira, C.T., Dantas, T.E.T., Soares, S.R., 2021. Nano and micro level circular economy indicators: Assisting decision-makers in circularity assessments. Sustainable Production and Consumption 26, 455–468. https://doi.org/10.1016/j.spc.2020.11.024

 

de Souza Junior, H.R.A.  Desenvolvimento de um indicador único para a avaliação do ciclo de vida por meio da análise emergética. Tese (doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina. 2021.

 

de Souza Junior, H.R.A., Dantas, T.E.T., Zanghelini, G.M., Cherubini, E., Soares, S.R., 2020. Measuring the environmental performance of a circular system: Emergy and LCA approach on a recycle polystyrene system. Science of The Total Environment 726, 138111. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2020.138111

 

Lindgreen, E.R., Salomone, R., Reyes, T., 2020. A critical review of academic approaches, methods and tools to assess circular economy at the micro level. Sustainability (Switzerland) 12. https://doi.org/10.3390/su12124973

 

Ministère de La Transition Écologique. L'économie circulaire. Disponível em: https://www.ecologie.gouv.fr/leconomie-circulaire

 

Saidani, M., Yannou, B., Leroy, Y., Cluzel, F., Kendall, A., 2019. A taxonomy of circular economy indicators. Journal of Cleaner Production 207, 542–559. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2018.10.014