CICLOG participa do PD PETRO 2022

O Congresso Brasileiro de Petróleo e Gás é organizado pela Associação Brasileira de P&D em Petróleo e Gás em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA).


O evento envolveu diversas áreas de pesquisa, a saber: Perfuração, Completação e Intervenção, Produção e Escoamento, Reservatório, Refino, Tecnologias do Gás Natural, Petroquímica e Biocombustíveis, Transporte e Distribuição, Meio Ambiente, Saúde, Segurança e Sustentabilidade Direito, Economia, Gestão, Qualidade e Regulação, Construção e Integridade de Estruturas, e, Novas Fontes de Energia.

O CICLOG/UFSC, por meio de sua equipe, contou com a exposição de 4 trabalhos aprovados:

• ESTRUTURAÇÃO DE UM MODELO DE AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA PARA ATIVIDADES DE PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO (Souza Junior et al., 2022)

• REVISÃO QUANTITATIVA DE INVENTÁRIOS DO CICLO DE VIDA PARA TRATAMENTO DOS RESÍDUOS DE PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO (Oliveira et al.,2022)

• AVALIAÇÃO ECONÔMICA DO CICLO DE VIDA UMA REVISÃO PARA A PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO (Comin et al., 2022)

• MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO DO CICLO DE VIDA NA ECOTOXICIDADE MARINHA PARA APLICAÇÃO EM ATIVIDADES DE PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO (Carvalho et al., 2022)

 

 

 

 

 

EQUIPE CICLOG: Prof Dr Sebastião Roberto Soares (orientador/coordenador); Henrique Rogerio Antunes de Souza Junior (coorientador/ pós-doutorando); Bruna Cerati Carvalho (mestranda), Luiza Gelbcke Comin (mestranda) e Rebeca Borges de Oliveira (mestranda); Ana Maria Wendt (iniciação científica), Eula Jurca Gomes (iniciação científica) e Rafaela Gonçalves Almeida (iniciação científica).
PESQUISADORES COLABORADORES: Leonardo de Souza Marinho (Petrobrás) e Walter Francisco Cardoso Junior (Petrobrás); e Prof. Dra. Mônica Regina da Costa Marques Calderari (UERJ) e Luciana da Cunha Costa (UERJ).

Todos os trabalhos apresentados pertencem ao projeto “Avaliação de Ciclo de Vida para rotas marítimas e terrestres de destinação de cascalhos e fluidos de perfuração de petróleo e gás”, que está sendo desenvolvido em parceria entre o CICLOG/UFSC e a Petrobrás, com contribuições da UERJ.

O evento contou com palestras e mesas redondas extremamente alinhadas com o momento atual do setor. Foram apresentadas perspectivas de P&D na indústria de O&G, potencialidades da interrelação entre academia, desenvolvimento e inovação, e ainda, os incentivos para a formação de recursos humanos voltados ao setor e as perspectivas para novas fontes de energia no Brasil. Termos como "transição energética, "segurança energética", "descarbonização" e "biocombustíveis" tiveram presença marcante em praticamente todas as plenárias.

O CICLOG/UFSC gostaria de destacar os agradecimentos à PETROBRÁS S.A. pela oportunidade de qualificação profissional e acadêmica de sua equipe, garantida por meio da viabilização dos recursos necessários para o desenvolvimento e a execução do referido projeto, bem como para a participação neste excelente congresso.



Por Henrique Souza Junior
Florianópolis, 22/11/2022